ESF Floresta realiza ações de promoção à saúde da pessoa idosa
Encontros buscam fortalecimento e construção do cuidado, promoção e educação em saúde
A Rede Bem Cuidar RS (RBC/RS) compõe o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, no âmbito das estratégias de qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS). O projeto visa incentivar o fortalecimento e a melhoria dos serviços de APS oferecidos à população gaúcha. Em Lagoa Vermelha, a equipe de Saúde da Família, da Secretaria Municipal da Saúde, que integra a RBC é a ESF Floresta.
A cada seis meses, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) realiza o monitoramento das ações do ciclo em desenvolvimento e do cumprimento aos critérios de adesão. A partir do PIAPS os municípios também recebem incentivo financeiro para a manutenção e estruturação da unidade aderida. Em 2022, a ESF Floresta foi contemplada com a certificação Selo Prata e Bronze.
No primeiro semestre deste ano, foram realizadas no ESF ações que integram atividades de avaliações multidimensionais, estratificação de risco e funcionalidade das pessoas idosas; reuniões de equipe para planejamento e retomada de conteúdos, e educação permanente dos profissionais envolvidos.
Além disso, ao longo dos meses de Abril e Maio, foram realizadas seis ações de promoção de saúde na ESF, com a participação de parte da equipe multidisciplinar que integra o programa (médico, odontológico, enfermeiros, nutricionista e farmacêutica). Essas ações abordaram temas como cuidados as próteses dentárias, nutrição saudável, uso e descarte correto de medicamentos, saúde da mulher, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, cuidados com as doenças crônicas.
De acordo com os profissionais que compõem a equipe do ESF, esses encontros foram desenvolvidos com o objetivo de trazer o fortalecimento e construção do cuidado, promoção e educação em saúde aos idosos e aqueles que os acompanham.
*Ascom PMLV
Comentários