Instrutores relatam experiência com Proerd em escolas da região
Baixar Áudio361 alunos passaram por formação em Caseiros, Capão Bonito do Sul, Ibiraiaras e Lagoa Vermelha
No decorrer do ano de 2022 foi desenvolvido o Programa Educacional de Resistência as Dragas e a Violência – PROERD para os 5º anos do ensino fundamental, tanto nas escolas estaduais quanto municipais, nos quatro municípios da 3ªCIA/10ºBPM, que compreende Caseiros, Capão Bonito do Sul, Ibiraiaras e Lagoa Vermelha. Em entrevista à Tua Rádio Cacique, os instrutores do programa, sargento Gilnei Grando, soldado Thais Tartari e soldado Felipe Branco, falaram sobre a experiência.
Nesse ano foram atendidos 57 alunos em Ibiraiaras, 16 em Capão Bonito do Sul, 36 em Caseiros e 252 em Lagoa Vermelha. Dessa forma, foram atendidas com o programa 16 escolas, 21 turmas, totalizando 361 alunos.
As atividades dos PROERD são desenvolvidas em paralelo com as atividades policiais ordinárias dos três policiais, que de forma voluntária, desenvolvem esse trabalho. Ao final de cada ciclo de 10 aulas é realizada a formatura da turma.
Durante as aulas são discutidos os assuntos: Informações sobre drogas para tomada de decisão responsável, Riscos e Consequências, pressão dos colegas, lidando com situações de tensão, bases da comunicação, comunicação não verbal e escuta ativa, bullying e, ajudando os outros - obtendo ajuda dos outros.
Na formatura de conclusão do PROERD são entregues aos alunos um Certificado de Participação, além de uma medalha ao primeiro colocado de cada turma no trabalho de redação, em que os alunos são instigados e escrever sobre o aprendizado e sua experiência vivida no Proerd. Também foi entregue uma camiseta personalizada PROERD para todos os alunos participantes dos municípios de Caseiros e Capão Bonito do Sul, patrocinadas pelas respetivas prefeituras.
Por fim, além de ser uma atividade de educação e prevenção primária, conscientização sobre os perigos relacionados ao uso de drogas e violência, policiamento comunitário, é também uma forma de aproximação social e interação da Brigada Militar com a comunidade escolar que recebe o referido Programa.
Comentários