Proteger: agentes de saúde e enfermeiros participam de treinamento
Formação foi voltada ao Serviço de Referência ao Atendimento de Criança e Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência
Na sexta-feira (2) aconteceu, na Secretaria Municipal de Saúde, um treinamento para os Agentes comunitários de saúde e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde de Lagoa Vermelha. Este treinamento foi proposto pelo Proteger, que é o Serviço de Referência ao Atendimento de Criança e Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência, da Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação.
A psicóloga do Município e responsável pelo serviço, Elaine Spanhol Borges, desenvolveu o treinamento com os agentes e enfermeiros. Conforme Elaine o treinamento teve como objetivo orientar sobre o que é o Proteger. Além disso, os profissionais também foram orientados a respeito dos tipos de violência e quais podem ser encaminhados para Escuta Especializada, que é uma das linhas de atendimento ofertadas pelo serviço.
“O treinamento para agentes e enfermeiros abordou a importância da prevenção a violência contra a criança e adolescente, e, neste caso o próprio treinamento já é uma forma de prevenir”, salientou Elaine.
Desde a promulgação da Lei 7833/2022, em abril deste ano, o Proteger vem desenvolvendo diversas visitas institucionais e ações nos mais variados segmentos da comunidade. Dessa forma, ações de prevenção com as escolas e parcerias de saúde e assistência social vem sendo agendadas. Outras informações sobre o serviço e agendamentos podem ser realizados pelo contato do Proteger: (54) 9 9688-7753.
Comentários