Lagoa Vermelha receberá mais de 100 kits do programa Mãe Gaúcha
Baixar ÁudioOs itens de apoio à maternidade contêm peças essenciais para gestantes/puérperas e o recém-nascido
Foto: Tua Rádio Cacique
Mais de 100 kits do programa "Mãe Gaúcha" serão destinados a mulheres gestantes e puérperas de Lagoa Vermelha. A ação mira em oferecer conforto e apoio durante o início da maternindade. Vanessa Brambatti, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), explicou como funciona o programa e critérios para a distribuição dos kits. Ouça a entrevista.
Os kits, aproximadamente 120, incluem itens essenciais para os cuidados com o bebê, como cobertores, toalhas de banho com capuz, roupas e uma bolsa de maternidade, casaquinho de moletom, macacão (manga longa e curta), culotes e meias. Vanessa disse que as beneficiárias receberão os kits a partir da 28ª semana de gestação, mas apenas aquelas que estiverem devidamente inscritas no Cadastro Único e recebendo ou aguardando o recebimento do benefício do Bolsa Família, além de manterem o pré-natal em dia, serão elegíveis para o recebimento.
Segundo a coordenadora, o programa não se enquadra apenas como um auxílio financeiro, mas também como um incentivo para que as mães mantenham seus cadastros atualizados e façam o pré-natal corretamente. Ela enfatizou que esses cuidados são essenciais para garantir a saúde tanto da mãe quanto do recém-nascido.
A distribuição dos kits está prevista para ocorrer nos próximos dias. A gestação e a próprio nascimento do bebê são momentos marcantes da vida, mas que podem trazer preocupações ou insegurança. O programa "Mãe Gaúcha" e a distruibuição dos kits servem para reduzir custos da família e oferecer dignidade para a mãe e o bebê.
Comentários