Júri condena assaltantes de bancos de Ibiraiaras a 99 anos de prisão
Ação resultou na morte de um gerente
Foram condenados pelo Tribunal do Júri de Lagoa Vermelha na madrugada deste sábado, 7 de dezembro, três homens denunciados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) pelo assalto a agências bancárias na cidade de Ibiraiaras, em 2018, com tentativas de homicídio contra policiais e latrocínio do gerente do banco, entre outros crimes. Dois réus foram sentenciados a uma pena de 99 anos e quatro meses de prisão e o outro a 65 anos e 15 dias em regime inicial fechado. Eles já estavam recolhidos ao sistema prisional. O júri durou três dias.
Conforme o promotor de Justiça, Henrique Rech Neto, que atuou no plenário do Tribunal do Júri, os assaltantes estavam fortemente armados e divididos em dois grupos quando entraram em duas agências bancárias da cidade e fizeram um cordão humano com funcionários e clientes presentes nos estabelecimentos. Durante a ação, os criminosos ameaçaram os reféns e derrubaram gasolina no gerente do banco para obrigá-lo a abrir o cofre. Durante a fuga, os assaltantes entraram em confronto com policiais em uma viatura da Brigada Militar, que resultou na morte de um dos reféns, o gerente do banco. Seis assaltantes também morreram durante o ocorrido.
Além da tentativa de homicídio contra os policiais e o latrocínio do funcionário do banco, dois acusados foram condenados pelos crimes de porte ilegal de armas, organização criminosa, receptação, uso de materiais explosivo e outros delitos, em um total de 28 imputações, acolhidas na íntegra pelo Conselho de Sentença. O terceiro acusado foi absolvido de alguns fatos.
Comentários