Advogado comenta atualização da lista de doenças relacionadas ao trabalho
Baixar ÁudioEmpresas serão incentivadas a adotar medidas para minimizar questões de saúde física e mental dos trabalhadores
O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (29), uma importante atualização na lista de doenças relacionadas ao trabalho, visando resguardar a integridade física e mental dos trabalhadores. A Portaria 1999, publicada recentemente, inclui 165 novas patologias, abrangendo condições como a covid-19, cânceres específicos, além de transtornos mentais como Burnout, ansiedade, depressão e tentativa de suicídio.
Em entrevista, o advogado Julce Lorenzon, destacou a relevância dessa atualização para os trabalhadores. Lorenzon enfatizou que a nova lista traz um respaldo legal importante, oferecendo maior proteção aos empregados. Anteriormente, muitas vezes, a negação de benefícios ocorria devido à ausência da doença na lista previdenciária, o que gerava dificuldades para o trabalhador.
Julce Lorenzon ressaltou que as empresas serão instigadas a adotar medidas para minimizar questões de saúde física e mental dos trabalhadores. Afinal, um ambiente saudável contribui para a produtividade e a retenção de talentos, evitando custos decorrentes de afastamentos prolongados e rotatividade de funcionários.
Em relação às novas doenças acrescentadas à lista, Lorenzon destacou que, embora elas facilitem a obtenção de benefícios, são consideradas transitórias. Alguns peritos podem alegar que a permanência no ambiente de trabalho facilita a recuperação, mas é imperativo que as empresas ajam para criar ambientes menos propensos a essas condições. Ouça.
Comentários