Lagoa Vermelha apresenta baixa adesão na Consulta Popular
Baixar ÁudioTerminou nesta terça-feira dia 03, mais uma edição da Consulta Popular, pleito do governo do Estado organizado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Nessa edição, a votação foi 100% virtual.
As demandas foram definidas em assembleias regionais, microrregionais e municipais, realizadas pelo governo do Estado, por meio da SPGG, e pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
O objetivo da Consulta Popular é fortalecer o desenvolvimento regional, valorizando demandas que ampliam o crescimento econômico, a ciência e a inovação em áreas como agricultura, infraestrutura e turismo.
As populações dos municípios da região Nordeste puderam optar por uma das cinco demandas elencadas pelos 19 municípios que compõem o COREDE Nordeste.
- Fortalecimento do projeto de municipalização ambiental de atividades de impacto local via Consórcio de municípios;
- Apoio à melhoria da sanidade animal do gado leiteiro;
- Fortalecimento do Consórcio Intermunicipal da Região Nordeste/RS, CIRENOR - Aquisição de matérias para defesa cível;
- Fortalecimento do Consórcio Intermunicipal da Região Nordeste/RS, CIRENOR - Aquisição de equipamentos e veículos para inspeção sanitária;
- Apoio às agroindústrias familiares - Estruturação do Centro Regional de Treinamentos de Produtores Rurais (localizado em Lagoa Vermelha).
Em entrevista à Tua Rádio na manhã desta quinta-feira (05), o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento – COMUDE, Dalvan Costa avaliou a votação e falou sobre os próximos passos após a partir de agora.
Com uma baixa adesão, dos 19.800 eleitores aptos a votar, apenas 2% dos eleitores lagoenses haviam votado até o último resultado parcial. O resultado final ainda não foi divulgado.
Após a divulgação dos resultados, os municípios devem iniciar um plano de trabalho, os recursos devem vir para a região vencedora a partir do ano de 2021. Ouça a entrevista.
Comentários