Secretário de Agricultura e Meio Ambiente indica cenário desesperador nas estradas do interior de Lagoa Vermelha
Baixar ÁudioEquipes da Pasta trabalham para evitar transtornos maiores
Foto: Everton Meneguzzi/Tua Rádio
A chuva em excesso que atinge a região de Lagoa Vermelha exige ações emergenciais nas estradas danificadas. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ivolmir Minozzo, concedeu entrevista a Tua Rádio nesta quarta-feira, 29/11, e relatou que a situação é desesperadora no interior do município. "No geral as estradas não estão boas. Estamos trabalhando para resolver os problemas e pedimos compreensão da população”.
Na última sexta-feira (24), o interior de Lagoa Vermelha tinha 32 pontos de estradas com problemas. O final de semana foi de serviço para duas equipes da secretaria, que aproveitaram as condições climáticas favoráveis para adiantar a restauração das vias. O principal transtorno enfrentado são os chamados “olho de boi”. Nestes casos quando o solo está enxarcado, é necessária uma ação de revolvimento em que são colocadas pedras no terreno para conter o problema - um processo que, segundo Minozzo, demora e depende da meteorologia.
Cinco equipes de servidores atuam nos mais de 2 mil quilômetros de malha viária da área rural de Lagoa Vermelha, em especial nas localidades de Sede Piva, Capão Alto, Santa Luzia, Boqueirão, Clemente Argolo e Fátima 5º Distrito. Em Santa Luzia, a estrada está praticamente interditada conforme o secretário. "Estamos fazendo de tudo para resolver as estradas em situação mais grave. Locais esses onde os problemas atrapalham o trânsito, o transporte escolar e o escoamento da produção”, finaliza.
DESCARTE CONSCIENTE
Minozzo reforçou também que na sexta-feira, 01/11 e no sábado, 02/11, haverá mais uma edição da campanha do “Descarte Consciente”. A atividade tem como objetivo principal incentivar e reforçar a conscientização sobre o descarte correto e consciente de materiais inutilizados, evitando assim danos ao meio ambiente.
Na sexta-feira, uma equipe fará o roteiro pelo interior, abrangendo as comunidades: São Joaquim, Clemente Argolo, Santa Luzia, Santo Antônio dos Loregian, Sede Argenta, Capão Alto, Capão do Cedro, Reassentamento 25 de Julho, Alecrim, Rincão São Francisco e Fazenda da Esperança. Os moradores devem deixar os materiais para coleta já no dia anterior, ou seja, na quinta.
Já no sábado, a atividade será realizada na Praça Frei Mateus Dolzan, das 9h até às 15h envolvendo a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria da Saúde.
Durante a ação, serão arrecadados eletroeletrônicos e materiais da linha branca como eletrodomésticos, além de pilhas, lâmpadas e baterias. A coleta de óleo de cozinha usado também será realizada. No sábado, medicamentos vencidos também poderão ser descartados corretamente.
Comentários