RS é reconhecido pela OIE como zona livre de aftosa sem vacinação
Depois de um longo caminho percorrido, marcado pela união de esforços entre produtores rurais, autoridades e entidades do setor, o Rio Grande do Sul foi reconhecido oficialmente, na manhã desta quinta-feira (27), como zona livre de febre aftosa sem vacinação. O novo status sanitário, confirmado em assembleia geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), representa uma conquista histórica e traz consigo a promessa de grandes negócios, mas também impõem desafios.
Será preciso manter o rigor nos cuidados sanitários e garantir que os criadores sigam atentos para evitar riscos.
Segundo a secretária estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, a novidade tem potencial para abrir mercados como Japão, Coreia do Sul, México, Estados Unidos, Chile, Filipinas, China (carne com osso) e Canadá, alcançando até 70% dos compradores mundiais. A expectativa é de aumento nas exportações da ordem de US$ 1,2 bilhão ao ano.
Na assembleia geral da OIE também foram reconhecidos zonas livres de aftosa sem vacinação os Estados do Paraná, Rondônia, Acre e parte do Amazonas e do Mato Grosso.
*GZH
Comentários