Ex-ministro Turra lidera movimento que busca aumentar número de safras no RS
Baixar ÁudioA OCI conta com a participação de importantes entidades ligadas ao desenvolvimento tecnológico agrícola
O ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra lidera o movimento de Otimização de Culturas de Inverno (OCI) nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O movimento busca superar as adversidades climáticas e ampliar a produção agrícola, gerando emprego e renda e aumentando o protagonismo do agro brasileiro no mundo.
Segundo explicou o ex-ministro, a ampliação das safras pode significar um crescimento de 6,7% do PIB e gerar 100 mil empregos.
Também fazem parte da OCI, a Farsul, Faesc, Fecoagro, Sistema Ocergs-Sescoop, ABPA, ASGAV, ACAV, Fundesa, Embrapas Trigo, Suínos e Aves, Clima Temperado e Pecuária Sul, além da Yara. O movimento estuda tecnologias que auxiliem os agricultores a potencializarem suas produções.
Turra afirmou que atualmente o Brasil cultiva 62 milhões de hectares das lavouras com culturas de verão, e apenas 3 milhões de hectares com culturas de inverno. No Sul, são 8 milhões com culturas de verão e 1,3 milhão hectares com culturas de inverno.
Um aumento do número de safras significa, ainda, maior autonomia do país sobre a alimentação de seus animais. As tecnologias desenvolvidas pelo grupo deverão ser difundidas ao longo dos próximos anos. Ouça a entrevista.
Comentários