Inspetoria Veterinária emite alerta sanitário para raiva nos herbívoros
Baixar ÁudioA Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do estado do Rio Grande do Sul divulgou um boletim para raiva herbívora no Estado.
De janeiro a agosto de 2019 foram constatados 49 focos de raiva herbívora no Rio Grande do Sul, nos seguintes municípios: Arroio dos Ratos; Barão do Triunfo; Camaquã; Candelária; Canudos do Vale; Cerro Grande do Sul; Cruz Alta; Dezesseis de Novembro; Espumoso; Forquetinha; Ibirapuitã; Ivoti; Lindolfo Collor; Não Me Toque; Passo do Sobrado; Progresso; Riozinho; Salto do Jacuí; Santo Antônio da Patrulha; São Jerônimo; São Lourenço do Sul; Sapiranga; Sentinela do Sul; Serafina Correa; Sertão Santana; Soledade; Tio Hugo; Travesseiro; Vale do Sol e Venâncio Aires.
Em função de os focos estarem a uma distância relativamente próxima da região de Lagoa Vermelha, a Inspetoria Veterinária tem recomendado a vacinação dos equinos e bovinos.
O órgão também recomenda que os produtores que identificarem a ação dos morcegos vampiros devem comunicar a Inspetoria Veterinária, para que haja a captura destes animais.
O morcego que transmite a raiva é encontrado apenas na área rural, geralmente em troncos de árvores e cavernas. Já morcego “urbano” não transmite o vírus.
Comentários