ExpoInter 2024 terá crescimento de 25% no pavilhão da agricultura familiar
Baixar ÁudioEstado investe em melhorias no parque afetado pelas enchentes
A 47ª edição da ExpoInter, uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, está confirmada para acontecer de 24 de agosto a 1º de setembro de 2024, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Em entrevista à Tua Rádio Cacique, o secretário de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, garantiu que o evento será realizado conforme planejado, apesar dos desafios enfrentados devido às enchentes que atingiram o parque em maio.
Em visita ao local, o governador e o secretário Santini avaliaram os danos causados pelas inundações. Embora as enchentes tenham causado apreensão inicial sobre a integridade das estruturas do parque, os danos foram menores do que o esperado. “Os principais danos foram na pavimentação e em algumas áreas baixas, como a pista de exposição de animais. Felizmente, pavilhões importantes, como o da agricultura familiar, não sofreram danos estruturais”, explicou o secretário.
O governo estadual destinou R$ 6 milhões para as obras de reparo e melhorias no parque.
A ExpoInter é uma plataforma vital para negócios no setor agropecuário, proporcionando oportunidades de emprego e renda. Em 2023, o evento registrou quase R$ 8 bilhões em comercializações e atraiu mais de 818 mil visitantes. Para 2024, apesar dos desafios, a expectativa é de que a feira continue a ser um motor de negócios e desenvolvimento para o estado.
O pavilhão da agricultura familiar (PAF), coordenado por Santini no ano passado, é um dos espaços mais visitados da feira. Em 2023, ele superou o número de participantes dos anos anteriores e, para 2024, espera-se um crescimento ainda maior. “Teremos 25% a mais de espaço este ano, com a participação confirmada de diversas agroindústrias de Lagoa Vermelha, entre outras”, destacou Santini.
A probabilidade é que, pela primeira vez na história, o PAF supere os 400 empreendimentos. Ainda haverá o espaço pra sete cozinhas show, onde são realizadas receitas com produtos da agricultura familiar.
Além disso, 26 agroindústrias trabalharam com produtos orgânicos e outros quatro estandes com artesanato indígena das etnias Mbyá-Guarani, Kaingang e Xokleng.
Expointer 2023:
372 expositores, de 174 municípios, distribuídos em 338 estandes.
Comentários