Governo participa da abertura oficial da colheita da erva-mate no RS
O secretário Ronaldo Santini, do Turismo, também participou do evento
O governador Eduardo Leite participou, na tarde desta segunda-feira (24/5), da primeira edição da Abertura Oficial da Colheita da Erva-Mate do Rio Grande do Sul, realizada no município de Ilópolis, no Vale do Taquari.
O evento ocorreu na propriedade rural da família Camilotti-Carlesso. Devido às restrições impostas pela pandemia de coronavírus, houve transmissão ao vivo pelas redes sociais da prefeitura do município.
No Rio Grande do Sul, a produção de erva-mate está concentrada em cinco grandes regiões, conhecidas como polos ervateiros: Missões Celeiro, Alto Uruguai, Nordeste Gaúcho, Alto Taquari e Região dos Vales. A abrangência territorial é distribuída em 205 municípios do Estado, majoritariamente na metade norte.
A produção no Estado alcança em torno de 280 mil toneladas de folha por ano, em uma área de 31 mil hectares. De acordo com o Sindicato da Indústria do Mate (Sindimate/RS), há 250 indústrias focadas no segmento, além de cerca de 14 mil propriedades especializadas na produção da folha.
Lagoense, o secretário Ronaldo Santini, do Turismo, também participou do evento.
Comentários