Certrep forma 13 novos alunos no curso de Manejo de Abelhas Sem Ferrão
Para o mês de outubro, o CERTREP tem previsto a realização de dois novos cursos
Foto: Divulgação/PMLV
Cumprindo sua missão de profissionalizar e capacitar os produtores rurais de Lagoa Vermelha favorecendo a geração de emprego e renda no meio rural , o Centro Regional de Treinamentos de Produtores Rurais (CERTREP) formou no último dia 10 uma nova turma no curso de Meliponicultura, que trata da identificação de manejo de Abelhas Sem Ferrão.
O curso foi realizado ao longo dos meses de julho, agosto e setembro e teve como instrutor o profissional André Luiz Maitto. A entrega dos certificados aconteceu na última aula, momento em que estiveram presentes o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Dalvan Costa e o coordenador do CERTREP, Pedro Ramos. Ao todo, 13 alunos concluíram o curso.
Após realizar a entrega dos certificados, Dalvan Costa falou sobre a importância de o Município contar com pessoas qualificadas na área. "O incentivo à preservação das espécies de abelhas nativas sem ferrão e a possibilidade de renda extra aos produtores, é o objetivo principal da oferta desses cursos no Centro de Treinamento. A criação dessas abelhas e a sua exploração racional, podem contribuir para a preservação das espécies e dar ao meliponicultor oportunidade de obter mel de qualidade além de melhorar a renda das famílias envolvidas. ”
O coordenador do Centro de Formação também falou sobre a importância da qualificação. “A formação destes novos alunos possibilita levar adiante o conhecimento quanto ao manejo das espécies, sua preservação, e inúmeras oportunidades de fonte de renda, através do próprio mel extraído, própolis, gengibre e seus derivados”, comentou Pedro Ramos.
Para o mês de outubro, o CERTREP tem previsto a realização de dois novos cursos. No início do mês será ofertada a Capacitação para Produtores no Sistema Hidropônico; e no final do mês, a Capacitação na Aplicação Correta e Segura de Defensivos Agrícolas - NR/31. Todos os cursos disponibilizados pela Administração Municipal através do Certrep são gratuitos para os participantes.
Comentários