Dia de campo abordará produção de pequenos frutos e sustentabilidade dia 04 de dezembro
A participação é aberta ao público e a entrada é gratuita. Haverá almoço.
No próximo dia 04 de dezembro, a comunidade de Fátima dos Candeias será o palco de um importante evento voltado à produção de pequenos frutos e à preservação ambiental. O Centro Regional de Treinamento de Produtores Rurais (CERTREP), em parceria com a Emater/RS-Ascar, Sicredi Ibiraiaras RS/MG, Instituto Espinhaço, Coolaf, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Vermelha e Capão Bonito do Sul, e o Sindicato Rural, realizará um dia de campo com foco na diversificação da agricultura familiar, técnicas de cultivo de pequenos frutos e a importância da preservação de nascentes.
O evento terá início às 9h30 e reunirá agricultores, técnicos, estudantes e todos os interessados no tema. Durante a manhã, serão abordadas práticas para a proteção de nascentes e as técnicas de cultivo de frutas como morango, amora e framboesa, com ênfase nas melhores práticas para o cultivo sustentável e rentável dessas culturas.
À tarde, o evento se voltará para a agroindústria, com uma apresentação especial da propriedade de Eda Kuiava e sua família, que desde 2018 investem na agricultura familiar e transformaram a produção primária em polpas de frutas. O processo de agregação de valor ao produto não só trouxe mais sustentabilidade à propriedade, mas também gerou novas oportunidades de renda para a família e a comunidade. A produção abastece tanto o mercado local quanto uma cooperativa em David Canabarro, com a propriedade empregando até dez pessoas durante os períodos de pico da safra.
Além das apresentações e troca de experiências, o evento destacará as linhas de crédito oferecidas pela cooperativa, como apoio à construção de estufas, aquisição de mudas e custeio da produção, com condições vantajosas para associados e interessados em investir na produção de pequenos frutos.
A realização do evento reforça a importância da diversificação na agricultura familiar como um caminho para o fortalecimento da economia local e a sustentabilidade ambiental, além de promover a troca de conhecimentos entre produtores rurais e técnicos especializados.
A participação é aberta ao público e a entrada é gratuita. Haverá almoço.
Comentários