Declaração de Rebanho foi entregue por 50% dos produtores lagoenses
Baixar ÁudioPrazo foi prorrogado até 31 de julho
O prazo final para a Declaração Anual de Rebanho 2024 foi prorrogado até 31 de julho devido às fortes chuvas registradas em maio, que causaram indisponibilidade de diversos sistemas da Procergs, incluindo o Sistema de Defesa Agropecuária (SDA).
Em entrevista à Tua Rádio Cacique, o médico veterinário Márcio Chilante, da Inspetoria de Defesa Agropecuária da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, explicou as dificuldades enfrentadas pela equipe devido às chuvas. "Nós fomos atingidos pelas consequências da enchente, com nosso trabalho sendo paralisado por mais de 20 dias, sem acesso ao sistema. Não foi possível realizar a declaração anual de rebanho dentro do prazo original, então tivemos que estender o prazo até 31 de julho."
Chilante destacou que cerca de 50% dos produtores em Lagoa Vermelha e Caseiros já realizaram a declaração, enquanto Capão Bonito e André da Rocha apresentam índices mais baixos, abaixo de 40%.
Para realizar a declaração, os produtores têm a opção de fazer o procedimento de forma remota, utilizando o sistema Produtor Online via celular ou computador. Quem preferir pode se dirigir à Inspetoria, levando um documento pessoal ou o bloco de produtor. "Quem já fez a declaração não precisa refazê-la, pois não foi perdida", informou Chilante.
Ele também ressaltou a importância da declaração para o controle sanitário e comercial dos animais no estado. "Todos os animais de produção e de interesse sanitário, como bovinos, búfalos, ovinos, suínos, aves, equinos e caprinos, devem ser declarados. É crucial saber onde estão e quantos são para prevenir doenças e planejar eventuais vacinações."
Comentários