Lagoa Vermelha avança na adesão às certificações do SISBI para venda produtos de origem animal
Nos próximos dias, o Ministério da Agricultura e Pecuária realizará auditorias em todos os municípios do consórcio intermunicipal
Na quarta-feira (14), a sede do Serviço de Inspeção Municipal de Lagoa Vermelha recebeu a visita do assessor jurídico, Ilton Nunes dos Santos, e da médica Veterinária e coordenadora técnica do Projeto Consin, Letícia Felizzari Sganzerla. Os profissionais, que fazem parte da equipe do Consórcio Intermunicipal da Região Nordeste (Cirenor), foram recepcionados pela médica Veterinária do Município e coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Lauren Sberse.
Os profissionais estiveram em Lagoa Vermelha com o objetivo de auditar os serviços prestados, visando a indicação do Município para receber a auditoria do Ministério da Agricultura e Pecuária para obter a certificação junto ao Sistema Brasileiro de Produtores de Origem Animal (SISBI).
De acordo com os representantes do Cirenor, nos próximos dias, o Ministério da Agricultura e Pecuária realizará auditorias em todos os municípios do consórcio intermunicipal para verificar se atendem aos requisitos necessários e obter a equivalência dos serviços de inspeção sanitária de produtos de origem animal. Essa etapa de verificação compreende a certificação apenas das prefeituras.
Após a aprovação na auditoria, o município poderá indicar estabelecimentos de produtos de origem animal para obter essa equivalência. Somente os estabelecimentos que atenderem a todos os requisitos exigidos pelo Consórcio poderão participar.
Quando um estabelecimento obtém essa certificação, ele se torna apto a vender seus produtos em todo território nacional. Lauren destaca a importância desse fato, pois proporciona a ampliação de mercados para os estabelecimentos de produtos de origem animal, garantindo a venda de produtos com segurança alimentar e a preservação da saúde do consumidor.
Comentários