Inspetoria Veterinária se manifesta sobre a possibilidade de confirmação de mormo na região
Criadores de equinos e promotores de evento devem ficar em alerta
Região em alerta em razão ao Mormo. A confirmação foi feita pela Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Lagoa Vermelha. Um cavalo, adquirido em Santa Catarina apresentou um teste positivo para a doença do mormo. Há três meses o animal havia feito o teste e negativado. Nesta semana outro teste apontou como positivo para a doença. Segundo a IVZ o teste de confirmação foi realizado no município de São Jorge.
Neste período de trânsito, o animal que era de propriedade de um morador de Tupanci do Sul, esteve em Lagoa Vermelha e hoje está em uma propriedade do município de São Jorge. As três propriedades e o animal estão isolados, até que seja feito um novo teste para a confirmação da doença.
O material já foi coletado e encaminhado para análise em Pernambuco, sendo que o resultado dessa segunda análise, que vai confirmar ou não a doença, deve estar concluído em no máximos duas semanas. Em caso de confirmação da doença, a IVZ deve adotar medidas de controle na região, inclusive com o abate do animal.
Em entrevista a Rádio Cacique, Márcio Chilante, Chefe da Inspetoria Veterinária e Zootécnica falou sobre a situação e alertou criadores de equinos e promotores de evento.
Ouça reportagem na íntegra:
Comentários