Estiagem na região é menor que no ano passado, mas gera prejuízos em 10 municípios
Baixar ÁudioGerente regional da Emater apresentou dados da falta de chuva
A estiagem, que retorna em 2023 com o fenômeno La Niña, voltou também a ser tema de entrevista no programa Temática da manhã desta segunda-feira, 16 de janeiro, na Tua Rádio Cacique. Conforme o gerente regional da Emater de Passo Fundo, Dartanhã Luiz Vecchi, na área de abrangência da entidade, 10 municípios registram prejuízos, sete deles membros da Amunor. O profissional explica que as perdas afetam as culturas do milho e soja, mas são menores do que as registradas em 2022.
O potencial negativo da estiagem sobre as lavouras de milho também impacta a alimentação animal e a capacidade de produção de leite e sua qualidade, já que a oferta de comida é menor. A Emater recomenda a implantação de equipamentos de irrigação em pelo menos 30% das propriedades, no entanto, apenas 10% das lavouras contam com esse tipo de tecnologia.
Em Lagoa Vermelha, segundo o técnico Josmar veloso, os prejuízos da estiagem são localizados. Eles se concentram nas propriedades de comunidades que fazem divisas com os municípios de André da Rocha e Muitos Capões. Ouça a entrevista.
Comentários