Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Inverno eleva riscos e mortalidade em criações de peixes

Baixar Áudio por Luiz Calderan

Oscilação da temperatura da água e baixa oxigenação do ambiente estão entre os principais fatores que levam a morte dos peixes

Foto: Rafaelly Machado/reprodução

Com a chegada do inverno, os criadores de peixes podem enfrentar desafios devido às baixas temperaturas. O frio em si não mata os peixes diretamente, mas leva a preocupações com perdas, que se tornam mais recorrentes neste período do ano. 

Em entrevista, o Assistente Técnico Regional da Emater, Vilmar Wruch Leitzke, explicou que as mortes de peixes nessa época do ano são comuns e fazem parte do ciclo natural. Assim como em outras criações e lavouras, perdas naturais ocorrem, mas durante o inverno, a mortalidade aumenta devido às baixas temperaturas. Leitzke destacou que, embora não seja estranho registrar mortes de peixes, é preocupante quando há um percentual significativo de mortes concentrado em poucos dias ou em uma semana no mesmo reservatório. Nesses casos, é necessário investigar as causas. 

A baixa temperatura não é a única responsável pela morte dos peixes. A queda da temperatura interfere nos processos biológicos dos peixes, o que pode levar ao aumento da mortalidade.O problema também surge quando há oscilações de temperatura na água dos reservatórios, causando choques térmicos que levam ao estresse dos peixes. A falta de oxigênio nos reservatórios, especialmente durante dias nublados com temperaturas baixas, é outro fator que contribui para a mortalidade dos peixes. 

Para minimizar os impactos das baixas temperaturas, Leitzke recomendou algumas práticas importantes. A primeira é suspender a alimentação dos peixes quando a temperatura da água cair abaixo dos 16°C nos reservatórios onde a alimentação é fornecida. Além disso, ele sugeriu evitar a entrada de água nos reservatórios para impedir oscilações de temperatura, o que pode causar choques térmicos nos peixes. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais