Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Declaração do ITR começa nesta segunda-feira; sindicato orienta produtores

Baixar Áudio por Luiz Calderan

A falta de declaração do ITR pode resultar em multas e, mais gravemente, em restrições ao CPF

Vanessa Figueiredo e o presidente do Sindicato, Cezar Sutil Godinho
Foto: Rudimar Galvan/Tua Rádio Cacique

A partir desta segunda-feira, 12/08, até o dia 30 de setembro, os proprietários de imóveis rurais devem realizar a declaração do Imposto Territorial Rural (ITR). Vanessa Figueiredo, assessora administrativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Vermelha e Capão Bonito do Sul, disse que o produtor deve se atentar a atualização. 

Vanessa explica que, além do ITR, existem outros cadastros relacionados ao imóvel rural, como o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR), Cadastro Ambiental Rural (CAR), e Ato Declaratório Ambiental (ADA). Embora o ideal seja que todos esses cadastros contenham as mesmas informações, muitos ainda precisam de ajustes. Por isso, é fundamental que o produtor rural mantenha seus dados atualizados, especialmente após partilhas, heranças, compra e venda de propriedades, desmembramentos, ou georreferenciamento.

A assessora orienta os produtores a agendarem seu atendimento no Sindicato para obter mais informações e lembra que é necessário levar a cópia da declaração do ano anterior, principalmente se houveram alterações na área. "Recomendamos também que o produtor traga o CCIR junto", acrescenta. 

A falta de declaração do ITR pode resultar em multas e, mais gravemente, em restrições ao CPF, o que pode dificultar o acesso a financiamentos e outros serviços. O atendimento no Sindicato pode ser agendado pelo telefone (54) 9 9684-8426, já que o telefone fixo está com problemas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais