Secretário de Agricultura do Acre visita Lagoa Vermelha
Baixar ÁudioLuis Tchê retribuiu a visita, após assadores de Lagoa Vermelha terem marcado presença na ExpoAcre 2023
Foto: Luiz Calderan/Tua Rádio Cacique
O município de Lagoa Vermelha recebeu nesta semana a visita do secretário de Agricultura do Estado do Acre, Luis Tchê. Na Capital Nacional do Churrasco, o secretário retribuiu a visita, sendo que em agosto de 2023 uma comitiva de assadores do CTG Alexandre Pato, viajou para Rio Branco para demonstrar o tradicional preparo churrasco lagoense durante a ExpoAcre. Ouça a entrevista.
Luis Tchê, que é gaúcho, mencionou que o encontro também teve o intuito de estreitar os laços e fortalecer a parceria com o Rio Grande do Sul. Conforme Tchê, a experiência de comer o tradicional churrasco lagoense em solo acreano lhe remeteu as raízes do sul, e admitiu que sente saudades frequentes do RS.
Em entrevista, a coordenadora de Eventos e Turismo, Natália Biazus, pontou que o churrasco é um produto muito forte quando se trata do turismo de Lagoa Vermelha. “Foi um churrasco que proporcionou essa conexão do Rio Grande do Sul com o Acre. Não é somente Lagoa Vermelha com Rio Branco, mas representamos a cultura gaúcha lá no Norte do país”, disse. Quando se fala em tradição, o Patrão do CTG Alexandre Pato, Alessandro Muliterno, enfatiza que a cultura gaúcha é zelada com seriedade. “Tratamos o churrasco não apenas como um alimento, e sim como uma obra de arte. O livro de Lagoa Vermelha é o churrasco, e tu podes escrever essas páginas desse livro aberto com a caneta, que é a tua faca, para o bem para o mal. Então é uma grande responsabilidade”.
Ao final da entrevista, o secretário mencionou sobre a atual realidade agrícola do Acre. Ele enfatizou a busca por tecnologia e experiências que possam contribuir com a qualidade na agricultura acreana, reconhecendo o Rio Grande do Sul como referência nacional nesse setor.
Comentários