Exames de mormo passam a ter validade de seis meses
Sossella celebra ampliação da licença de trânsito de equinos negativos de mormo no RS
Foto: Wilson Cardoso.
O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) participou na segunda-feira (6) da reunião na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado com representantes de entidades de criadores de equinos. Durante o encontro foi anunciada a ampliação para seis meses da permissão de trânsito de equinos com exame negativo de mormo no RS.
“Esta é uma grande conquista para nossos pecuaristas, que contou diretamente com a nossa participação nesta luta. Sabemos o quanto isso irá contribuir para que os proprietários de animais tenham condições de aplicar exames, além de garantir a realização de eventos que contam com cavalos, como rodeios e desfiles, tão característicos de nosso Estado”, destacou Sossella.
Na reunião foram apresentadas as informações sobre a incidência de mormo no Estado. De acordo com o levantamento, 180.052 animais foram testados em 489 municípios, de junho de 2015 a abril de 2016. Destes, 179.944 foram negativos, com 62 casos positivos confirmados, o que representa 0,034%, considerada uma prevalência extremamente baixa. O RS possui mais de 111 mil propriedades com equinos no RS, em uma população de 529 mil cavalos.
O Grupo de Trabalho do Mormo teve a participação de Gustavo Diehl e Rita Domingues, fiscais estaduais agropecuários e médicos veterinários do Programa de Sanidade de Equídeos/RS; Marcelo Gocks chefe da Divisão de Defesa sanitária Animal; Antônio Augusto Medeiros e Daniela Azevedo, fiscais estaduais agropecuários médicos veterinários da Seção de Epidemiologia e Estatística da Divisão de Controle de Informações Sanitárias;professor doutor Luis Gustavo Corbellini do Epilab/UFRGS e Alícia Farinatti e Bernardo Todeschini, fiscais federais agropecuários médicos veterinários do Serviço de Saúde Animal – SSA/DDA/SFA-RS/Mapa.
A reunião contou com a presença do secretário de Agricultura, Ernani Polo; o chefe do serviço de saúde animal da superintendência do Ministério da Agricultura no RS, Bernardo Todeschini; os deputados estaduais Sérgio Turra, Adolfo Brito e Juvir Costela, representantes dos deputados estaduais Jorge Pozzobon, Frederico Antunes e Edson Brum, representantes dos deputados federais Jerônimo Goergen e Afonso Hann, representantes do MTG, Federação Gaúcha de Laço, Associação de Criadores, IGTF, CRMV, Fetag, Farsul da Câmara Setorial de Equinos e equipe técnica da secretaria da agricultura e do ministério da agricultura.
Comentários