Na véspera de evento, Capão Bonito do Sul busca título de Capital Nacional do Churrasco de Cordeiro Mamão
Baixar ÁudioFeira de Ovinos acontece neste mês
Capão Bonito do Sul busca o título legislativo de "Capital Nacional do Churrasco de Cordeiro". O projeto tramita em Brasília e aguarda apenas aguardando sanção, conforme o presidente da Assovinos, Thiago Lima. A expectativa é de que o decreto saia até a XVI Feira de Ovinos, IV Mostra de Artesanato e Feira da Agricultura Familiar, com início na sexta-feira, dia 17 de novembro.
Capão Bonito do Sul tem tradição na criação de ovinos, particularmente o cordeiro jovem, que é altamente valorizado por seu sabor diferenciado. Esses cordeiros são abatidos com cerca de 6 meses de idade, o que lhes confere uma carne suculenta e macia.
A produção de carne de cordeiro em Capão Bonito do Sul enfrenta desafios específicos devido ao tamanho dos animais e ao rendimento da carne. Os cordeiros são geralmente pequenos, o que significa que é necessário criar uma quantidade significativa de animais para atender à demanda local.
Além disso, o rendimento da carne de cordeiro é relativamente baixo em comparação com o tamanho dos animais. Um cordeiro de 25 kg, por exemplo, pode fornecer apenas cerca de 15 kg de carne, uma vez desossado. Apesar disso, o valor pago aos criadores é considerado muito baixo pela categoria.
Programação
No sábado, dia 18 de novembro a programação será a seguinte:
Local: Parque Municipal de Eventos
9h: entrega de troféus e desfile dos Campeões;
10h: solenidade de abertura oficial da Feira de Ovinos;
10h30: apresentações artísticas das Escolas Municipais.
Local: Gaúcho Futebol Clube
12h: almoço com o tradicional Churrasco de Cordeiros Mamão.
Local: Parque Municipal de Eventos
13h: apresentação com cães da raça CT Boder Collie da Lagoa Vermelha - Raphael Mello.
13h30: início do Leilão de Ovinos
18h: Show de encerramento.
Churrasco de Cordeiro Mamão
Consagrado pelo sabor e preparo diferenciado, o Churrasco de Cordeiro Mamão será servido ao meio-dia de sábado (18/11), e os ingressos antecipados estão à venda com os patrocinadores, com os membros da Assovino e também na Prefeitura de Capão Bonito do Sul. O valor é R$ 70 antecipado e será R$ 90 na hora.
Para reserva de estandes para comércio e exposição e mais informações sobre a XVI Feira de Ovinos, IV Mostra de Artesanato e Feira da Agricultura Familiar basta entrar em contato com o presidente da Associação de Ovinocultores, Thiago Lima pelo telefone (54) 9.9602-8636 ou com demais membros da Assovino.
A XVI Feira de Ovinos, IV Mostra de Artesanato e Feira da Agricultura Familiar é uma promoção da Associação de Ovinocultores e da Prefeitura Municipal de Capão Bonito do Sul com apoio de: CT Border Collie de Lagoa Vermelha, Emater/RS-Ascar, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Vermelha e Capão Bonito do Sul, Secretária do Turismo do Rio Grande do Sul, Sistema Farsul e Banrisul. Além do patrocínio de: Sicredi, Miagro, Agmaq Peças e Serviços, Cotrijal, SLC Máquinas John Deere, Agrozem, MigPlus Agroindustrial, Maquiagro-Massey Ferguison, Cabanha da Lagoa, Ramo Agrícola e Agro 470.
Comentários