CREA-RS fará fiscalização em propriedades rurais da região
De 7 a 9 de maio, o CREA vai visitar as propriedades rurais dos municípios abrangidos pela Inspetoria de Vacaria, como Barracão, Lagoa Vermelha, Capão Bonito e do Sul, Sananduva e São José do Ouro.
Com a proposta de fiscalizar 58 propriedades, a Blitz visa verificar se as atividades de prescrição do receituário agronômico, bem como a recomendação de uso de agrotóxicos, estão sendo exercidas por um profissional habilitado. Além disso, o objetivo da ação é atuar na defesa de um meio ambiente do trabalho seguro e saudável e na redução de riscos do trabalho.
Segundo dados divulgados pelo IBGE, 70,3% das propriedades rurais, em 2017, adotaram o uso de pesticida no Estado, percentual que inclui alguns agravantes, como o baixo índice de formação qualificada e o acesso limitado à assistência técnica. O levantamento realizado revela que 50,1% dos estabelecimentos agropecuários identificados no Rio Grande do Sul não recebem apoio para assistência técnica.
É cada vez mais comum nas propriedades rurais as estruturas de silos para armazenagens de grãos. A fiscalização faz-se necessária devido a um levantamento inédito feito pela BBC News Brasil que revela que, desde 2009, ao menos 106 pessoas morreram em silos de grãos no país, a grande maioria por soterramento. O Rio Grande do Sul está entre os Estados que tiveram mais casos de morte resultante desse fato.
Durante a blitz, é verificado o exercício profissional, para garantir à sociedade que somente profissionais tecnicamente habilitados sejam responsáveis pela assistência técnica ao produtor rural e em armazenagem de grãos e beneficiadoras de produtos agrícolas com registro no CREA-RS.
Comentários