Dia de Campo reafirma crescimento do interesse na piscicultura e relevância da tilápia
Baixar ÁudioAlgumas propriedades de Lagoa Vermelha estão transformando a atividade em sua principal fonte de renda
Nesta quinta-feira, 04/04, ocorreu na comunidade do Boqueirão o 2º Dia de Campo dedicado à piscicultura em Lagoa Vermelha, reunindo entusiastas e especialistas da região interessados na exploração da atividade. O encontro, que contou com a participação de piscicultores locais e de Muitos Capões, discutiu o protagonismo da tilápia no mercado nacional de peixes, e o crescimento de envolvidos na criação.
Carlos Roberto Olczevski, extensionista da Emater-RS/Ascar, palestrou sobre as tecnologias de produção de tilápia. De acordo com ele, existe uma necessidade dos piscicultores adotarem técnicas que não apenas aumentem a produtividade, mas também gerem ganhos econômicos significativos. Qualidade da água e do manejo adequado da tilápia, tanto no verão quanto no inverno, foram alguns dos pontos mais refroçados por Olczevski. Ouça a entrevista e saiba mais.
Para o chefe do escritório municipal da Emater de Lagoa Vermelha, Josmar Veloso, a psicultura local tem avançado nos últimos anos. Veloso disse que percebe um maior cuidado com a alimentação dos peixes e medidas adotas para o fomento da ocupação, e que algumas propriedades de Lagoa Vermelha estão transformando a atividade em sua principal fonte de renda.
A alimentação diária das tilápias acontece com frequência, de três a quatros vezes ao dia. Veloso também revelou planos para abater um volume substancial de tilápias até o final de maio, antes do início do inverno, a fim de reduzir os riscos associados às baixas temperaturas e garantir estoques adequados para o período.
Comentários