Servidores da SEAPDR intensificam captura de morcegos causadores da raiva herbívora
Além de Lagoa Vermelha, os municípios de Santo Antônio das Missões, Guabiju, Sertão Santana e São Lourenço do Sul registraram novos focos de raiva herbívora. De janeiro a junho de 2021, o Programa de Controle da Raiva Herbívora contabilizou 21 focos de raiva em 17 municípios, contando estes últimos registros, e uma possível evolução de focos em mais 28 cidades.
De acordo com o coordenador do Programa, Wilson Hoffmeister Júnior, os oito núcleos de controle da Secretaria estão em alerta e verificando as notificações diariamente para identificar e capturar os morcegos hematófagos, causadores da raiva herbívora e que atacam principalmente o rebanho. Wilson está desde segunda-feira (28) em Palmitinho verificando alguns refúgios na região que já foram vistoriados pelos servidores das inspetorias e um foco já foi identificado.
De acordo com Scheeren, uma das dificuldades neste tipo de trabalho é a localização dos refúgios dos morcegos hematófagos, por isso é preciso a participação ativa dos proprietários rurais na identificação, ainda mais se a área for muito extensa.
Na próxima semana, a equipe do Programa de Controle da Raiva Herbívora vai fazer um trabalho de rastreamento com a participação dos produtores, mas do outro lado do rio Icamaquã, no município de Santo Antônio das Missões, onde também foi registrado um foco de raiva.
Comentários