- Programas
- Saúde
- Esportes
- Opinião
- Entrevistas
- Giro na Região
- Página Rosa
- Balcão de Empregos
- Mercado Agrícola
- Um Novo Dia com Frei Renor Pegoraro
- Cidadania Italiana com Maria Luciana Tonial
- PROJETO BIOGRAFIAS - 2ª temporada
- Saúde e Bem-Estar Podcast
- Na Torcida Debate
Lenda da Cigana vai virar um curta metragem
Clique no botão para ouvir o Podcast.
O que você conhece sobre a Lenda da Cigana? Se você vive em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra ou tem relação com o tradicionalismo e o Rodeio Crioulo Internacional já deve ter ouvido falar sobre esta lenda que faz parte do imaginário vacariense há muitos anos. A estória diz que em 1964 uma cigana teria pedido um copo d'água ao então patrão do CTG Porteira do Rio Grande e ele não teria atendido-a. Diante disso, a cigana teria rogado uma praga para que em todos os anos de rodeio a chuva fosse abundante para que ninguém ficasse sem água.
Passados 50 anos, a lenda da Cigana vai virar um curta-metragem. A proposta é da produtora e atriz vacariense Joana Casagrande, que inscreveu o projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo. Em entrevista à Tua Rádio Fátima Joana revelou o desejo em desenvolver o projeto há anos.
O filme tem como roteirista e diretor, André Arteche que nasceu em Porto Alegre e atuou em audiovisuais da Rede Globo. Ele destaca que o convite surgiu a partir da amiga Joana Casagrande, após ela assistir uma peça teatral que ele dirigiu e produziu. André Arteche explica que o filme contará com a participação de grandes nomes da cultura gaúcha, como Pirisca Greco e Uiliam Michelon.
Cerca de 100 pessoas estão envolvidas na produção, entre elas a produtora Tita Almeida, que enalteceu a realização do projeto que conta uma das lendas mais emblemáticas do tradicionalismo e que tem relação com o rodeio crioulo. As gravações devem acontecer nos próximos dias em locais como o Parque das Cachoeiras, Parque Nicanor Kramer da Luz e no Rancho Centauro.