Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Podcasts

Entrevistas

  • Presidente da Acergs fala sobre o valor histórico da saca de soja

    Nesta sexta-feira, 25/09, o preço da saca de soja na região chegou a R$ 138,00. O valor está em patamares históricos. Os reflexos desta elevação e as tendências para a próxima safra, são assuntos abordados nesta entrevista com Roges Pagnussat, que também é comentarista da Tua Rádio Alvorada.

    Ouvir
  • Entrevista com Gilvandro Antunes, sociólogo e integrante do Movimento Vidas Negras Importam

    A família de Gustavo Amaral afirma discordar da interpretação que culminou com o arquivamento do inquérito. A informação é de Gilvandro Antunes, sociólogo integrante do Movimento Vidas Negras Importam, que faz o acompanhamento dos familiares do engenheiro. Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada ele explicou que o movimento entende a ação do Ministério Público, de arquivar o processo, como “racismo institucional”. Ele explica que isso não significa estar acusando o promotor de ser racista e sim de uma análise sociológica que já permeia o campo acadêmico também, do racismo empregnado nas instituições brasileira e que independem do agente público.

    O Movimento Vidas Negras Importam nasceu nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo após a morte de George Floyd, por forças policiais norte americanas. O grupo atua na defesa da vida das pessoas negras. No Rio Grande do Sul, recentemente, foram recebidos pelo governador Eduardo Leite em audiência, que resultou na formação de um grupo de trabalho formado por representantes de várias entidades, como Ministério Público, Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral do Estado, Defensoria Pública e outras instituições de direito civil, que tem o objetivo de debater a violência policial contra as populações negras. Segundo ele, mais de 70% dos homicídios registrados no Brasil, são contra negros.

    Ouvir
  • Entrevista com os advogados Ricardo Almeida e José Paulo Schneider

    Foram arquivados os inquérito contra três policiais militares, envolvidos na ocorrência que resultou na morte de Gustavo Amaral. O engenheiro, de 28 anos, morreu durante ação da Brigada Militar na ERS 324 - perimetral de Marau, em abril deste ano. Na ocasião, ele estava acompanhado de colegas de trabalho e passava pela via com o carro da empresa de seu pai, quando uma caminhonete roubada acabou batendo em seu veículo. A caminhonete e seus tripulantes eram o alvo dos policiais. Houve troca de tiros e, ao tentar se proteger, Amaral acabou sendo confundido com um dos homens procurados pelos policiais. O inquérito que apurou as circunstâncias do fato, pela Delegacia de Polícia Civil de Marau, foi encaminhado ao Poder Judiciário no início de agosto.

    O Ministério Público optou por arquivar os processos contra os policiais envolvidos e definiu que o autor dos disparos agiu em legítima defesa putativa (imaginária). O parecer do MP foi acatado pelo judiciário. Nesta entrevista, os advogados de defesa explicam a decisão traz para a sociedade gaúcha o que realmente aconteceu no dia do ocorrido. "Não há nada que possa alterar a trágica realidade e o sofrimento pela perda de um ente querido. Porém, a lisura e correção da apuração dos fatos traz a certeza de que Gustavo não foi vítima de execução e que não houve abuso por parte dos Policiais Militares. Acontece que a dinâmica e infelizes coincidências levaram ao desfecho desse lamentável episódio", divulgaram eles.

     

    Ouvir
  • Entrevista com Francisco Sergio Turra, ex-ministro da Agricultura

    Há cerca de 15 dias, Turra deixou a presidência da ABPA - Associação Brasileira de Proteína Animal. Desde então, passou a atuar no conselho consultivo da entidade e a liderar uma nova iniciativa: Turra – Consultoria em Agronegócio. Paralelamente, o marauense apoiará institucionalmente o novo presidente da associação, Ricardo Santin, e autará como palestrante em eventos, conversando sobre o que será do agro no pós pandemia. Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, nesta segunda-feira, 31/08, ele respondeu parte deste questionamento: o que vem pela frente, no setor primário?

    Ouvir
  • Entrevista com o secretario Valeriano Pessini sobre os reflexos da pandemia na economia de Marau

    A redução na arrecadação de ICMS em Marau, neste ano de 2020, deve girar em torno dos 10%. A informação foi dada pelo titular da Secretaria Municipal de Fazenda, Valeriano Pessini. Outro dado fornecido pelo secretário, é sobre o fechamento e a abertura de empresas. Ele revela que de março até agora, 45 empresas fecharam em Marau. Outros 18 microempreendedores individuais, neste mesmo período, pediram baixa de seus cadastros. Valeriano Pessini comenta, porém, que apesar da pandemia, estes números não são muito diferentes dos verificados em anos anteriores. Em contrapartida, no mesmo período, conforme dados da Secretaria de Fazenda, 43 novas empresas abriram suas portas e mais de 50 pessoas se inscreveram no município, como MEIs.

    Ouvir
  • Mudanças no calendário eleitoral de 2020 em função da pandemia

    A Emenda Constitucional nº 107 que alterou as datas das eleições municipais de 2020 em razão da crise sanitária imposta pela COVID-19 foi um divisor de águas para os prazos do calendário eleitoral. A afirmação é do chefe do cartório eleitoral de Marau, Rafael Copetti. Em entrevista à Tua Rádio Alvorada, Copetti deu destaque a novos prazos estabelecidos após as mudanças determinadas pela PEC e reafirmou que o pleito será atípico não somente pela necessidade de enfrentamento ao novo coronavírus, mas também por conta de regras da minirreforma que serão colocadas em prática pela primeira vez no pleito desse ano.

    Ouvir
  • Caravana da Ilusão - Cia Teatral, apresenta a websérie Via de Vanti

    A partir deste sábado, 15/08, a Tua Rádio Alvorada passa a exibir a websérie “Via de Vanti”, do Grupo Caravana da Ilusão. Neste projeto, a companhia teatral sediada em Vila Maria, retrata histórias de uma família de descendência italiana, de forma bem-humorada. Os episódios serão veiculados na página da emissora no Facebook, todos os sábados à tarde. Nesta sexta-feira, a Tua Rádio Alvorada recebeu os atores Everton Bonato, o Setembrino, e Isabel da Silva, a Tia Alzira, que explicaram mais sobre a produção. A entrevista, na íntegra, está disponível no site da emissora.

    Ouvir
Ir para a página

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais