Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Bombeiros orientam para o uso correto de proporcionadores de calor

por Camila Agostini

Euqipamentos como lareiras, fogões, estufas e aquecedores requerem manutenção preventiva

Foto: Camila Agostini / rdalvorada

As baixas temperaturas registradas no Sul do país, desde o final do mês de maio, faz crescer a procura por aquecedores e outros equipamentos proporcionadores de calor. Com o consumo desses aparelhos em alta, crescem também os riscos associados a possíveis incidentes com a presença de fogo ou queima de oxigênio. No início dessa semana, um casal e a filha de sete anos foram encontrados desacordados no apartamento onde moram, em Passo Fundo. De acordo com o registro do Corpo de Bombeiros, o fato foi motivado por falta de ventilação que provocou a saturação do oxigênio pelo funcionamento um ar condicionado e uma estufa que teriam ficado ligados, por horas seguidas, em um ambiente fechado. Todos os membros da família desmaiaram. Um dos moradores conseguiu mandar uma mensagem e pediu ajuda.

O fato gerou preocupação da população que, muitas vezes, ainda tem dúvidas com relação ao uso correto de lareiras, fogões, estufas e aquecedores. A incidência de incêndios e outros transtornos causados por falta de manutenção ou manipulação incorreta de equipamentos é mais recorrente do que se imagina. É isso que afirma Marcelo Zanatta, Chefe de Treinamento do Departamento de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros de Marau.

Zanatta explica que a utilização de qualquer tipo de equipamento exige manutenção preventiva, sejam eletrônicos como estufas e condicionadores de ar ou fogões e lareiras. Entre as dicas do bombeiro, inclui-se cuidados como:

- Não expor os equipamentos próximos a materiais com pontos de ignição baixo, como tecidos, madeira, papel;

- Não permitir a presença de crianças desassistidas quando os aparelhos estiverem ligados ou acessos;

- Manter um mínimo de ventilação em ambientes com proporcionadores de calor em funcionamento para evitar a hipoxia - baixa frequência respiratória - que pode evoluir para uma parada respiratória e cardíaca;

O bombeiro alerta ainda que o uso de panos molhados e recipientes com água próximos a equipamentos não recompõe o ar, apenas colaboram com a unidade do ambiente. Zanatta destaca também que a recomendação quanto à utilização do lençol térmico é, em primeiro lugar, verificar se o produto possui certificação do Inmetro e, posteriormente, realizar manutenções periódicas. Outra recomendação é ligar o lençol antes de deitar apenas para aquecer a cama e, de preferência, desconectar o equipamento da tomada para reduzir a zero um princípio de incêndio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais