Sistema de segurança "Olho Vivo" completa 10 anos em Marau
Nesta quinta-feiram 20/06, foram apresentadas as melhorias que ocorreram durante esse tempo
O sistema Olho Vivo completou 10 anos desde a sua implementação e uso em Marau, em 2014, e apresentou resultados significativos referente à redução da criminalidade durante este tempo. O projeto, que promoveu a instalação de câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos do município, é uma parceria entre o governo municipal, Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária, Ordem dos Advogados do Brasil e Conselho Municipal Pró Segurança. No período, mais de 100 câmeras de monitoria 24h foram instaladas.
Elas são usadas pela Brigada Militar e pela Polícia Civil para identificar pessoas em casos de roubo ou furto, e também para identificar carros que entram e saem da cidade, com a ajuda do chamado cercamento eletrônico nas saídas de Marau. Ao longo dos 10 anos de funcionamento, o sistema ajudou a reduzir em 80% o número de roubos no município de Marau.
O debate sobre o plano começou no fim de 2013, e após pesquisas em cidade que possuíam o sistema, testes de câmeras e sistemas, e outros projetos necessários, começaram a ser implementadas as câmeras pela cidade em outubro de 2014. O projeto foi oficialmente entregue em 2015. A Prefeitura Municipal já anunciou um novo investimento de R$ 1 milhão de reais, para a modernização do Olho Vivo, tanto das câmeras - que terão mais 50 aparelhos instalados, quanto do sistema de vigilância.
Comentários