Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Nesta terça-feira, 18/06, é comemorado o Dia da Policial Militar Feminina

por Ana Lúcia Jacomini

Atualmente, quatro mulheres integram o Batalhão da Brigada Militar de Marau

Primeira policial feminina habilitada no Curso de Armeiro da Brigada Militar
Foto: Divulgação/BMRS

"No dia 18 de junho é celebrado o dia da PM Feminina para homenagear as mulheres que se dedicam diuturnamente na missão de servir e proteger a sociedade gaúcha." Essa é a explicação da data, conforme a corporação. Na história da presença feminina na instituição policial, inicialmente as mulheres da BM atuavam junto ao público feminino, idosos e crianças, no policiamento na rodovia, aeroporto e escolas, em atividades de trânsito, em shows e eventos esportivos. Em 1993 homens e mulheres passaram a desempenhar as mesmas funções que os homens e, em 1997 os cursos de formação foram unificados.

Os registros históricos apontam que Olmira Leal de Oliveira a foi a primeira mulher nas fileiras da Brigada Militar, em 1923 até 1932. Aos 21 anos de idade, Olmira - que atendia como Cabo Toco, devido ao fato de ter essa graduação e, também, a sua baixa estatura - foi recrutada como enfermeira e combatente no 1º Regimento de Cavalaria, hoje 1º Regimento da Polícia Montada, com sede em Santa Maria. Empunhando seu fuzil, lutou lado a lado com a mesma valentia dos demais soldados. A descrição está no site da Brigada Militar.

Ainda de acordo com os registros históricos, divulgados pela BM de Marau em grupo de comunicação com a imprensa, a primeira turma, composta por 10 mulheres, ingressou na Academia de Polícia Militar no dia 17 de fevereiro de 1986 para frequentar o Curso de Habilitação de Oficiais Femininas. No mesmo ano, também iniciaram os cursos de formação para Sargentos e Soldados.

No 3º Regimento de Polícia Montada, com sede em Passo Fundo, a primeira turma de PM Feminina, formada por 35 mulheres, ingressou em 29 de outubro de 1990 na Escola de Formação e Especialização de Cabos e Soldados em Porto Alegre, para frequentar o curso de formação. No dia 10 de agosto de 1991, após concluir o curso de formação, as policiais retornaram para Passo Fundo e participaram da solenidade de incorporação do 1º Pelotão Feminino à tropa do 3º RPMon, denominado Pelotão Feminino Ana Terra. Em Marau, atualmente, quatro mulheres fazem parte do Batalhão.

"O legado histórico das mulheres na BM foi construído com muita coragem e dedicação através da superação dos medos e preconceitos. Hoje, mulheres já integraram o alto escalão da instituição e o céu não é mais o limite para elas, pois a Capitã Mariana Tigik Hoffmann é a primeira mulher aviadora da Brigada Militar", diz parte da homenagem feita pela Brigada Militar às policiais mulheres.
 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais