Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Invasão indígena em escola desativada gera preocupação em Caseiros e prefeitura busca reintegração de posse

Baixar Áudio por Luiz Calderan

Conforme o prefeito de Caseiros, Marcos Cazanatto, o processo é burocrático e bastante lento

Prefeito de Caseiros, Marcos Cazanatto
Foto: Paulo Silva/Tua Rádio

A invasão indígena em uma Escola Municipal desativada no interior de Caseiros, ocorrida no domingo, 10/12, tem causado preocupação entre os moradores do município e autoridades locais. O prefeito de Caseiros, Marcos Cazanatto, informou que o número de indígenas que ocupam o local aumentou, estimando a presença de mais de 150 pessoas, e que a prefeitura entrou com um pedido de reintegração de posse da localidade. 

Cazanatto disse que desde o começo da semana, medidas estão sendo tomadas. "Fomos à Polícia Civil registrar uma ocorrência para, posteriormente, entrar com um processo na justiça federal em Passo Fundo. Os indígenas adentraram a escola de forma pacífica, e estamos buscando manter essa tranquilidade, o que considero ser o correto", explica. 

A Escola Municipal invadida abriga cerca de 15 salas de aula e estava sendo utilizada para oficinas e atividades de plantio de hortifrúti. O prédio encontra-se em bom estado de conservação, segundo o chefe do Executivo. 

A situação ganha ainda mais relevância com a recente derrubada do veto do governo federal pelo Congresso em relação ao projeto que dificulta a demarcação de terras indígenas. “O pedido inicial, no ano de 2005, era em torno de 10.800 hectares. Após um acordo, a área reivindicada atual é de 4.600 hectares”.

O prefeito também mencionou que tem recebido várias ligações de agricultores e membros da comunidade, que estão preocupados com a situação. Ele ressaltou a lentidão dos procedimentos, o que tem gerado uma certa ansiedade na comunidade local. "O que pudemos fazer até o momento, já fizemos. O processo é bastante desgastante", finaliza.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais