Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

RS fecha primeiro trimestre de 2023 com queda nos índices de feminicídio e latrocínio

por Taliane Radaelli

Dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado

Foto: Divulgação/SSP

O Rio Grande do Sul encerrou o primeiro trimestre de 2023 com redução nos casos de feminicídios, um dos crimes mais desafiadores para a segurança pública do Estado. Entre janeiro e março deste ano, foram 24 ocorrências, representando uma queda de 14,3% em relação ao primeiro trimestre de 2022. Apenas uma das vítimas possuía medida protetiva vigente. Nos primeiros três meses do ano passado, 28 feminicídios foram registrados no RS.

Assim como o feminicídio, o latrocínio, um dos crimes de maior gravidade, também fechou em queda de 14,3% neste primeiro trimestre de 2023. No acumulado entre janeiro e março, foram 12 ocorrências registradas, contra 14, em igual período de 2022. O reforço no policiamento se refletiu também na Capital, que encerrou o último mês de março, sem nenhum latrocínio. 

 
Embora o primeiro trimestre tenha registrado uma oscilação na taxa de homicídios com alta de 4,6% no Estado, as ações estratégicas adotadas pela SSP, que envolvem desde o mapeamento diário das ocorrências como reforço do policiamento em áreas específicas, já resultaram na diminuição de mortes violentas, no último mês de março. Enquanto a redução foi de 2,5% no RS, em Porto Alegre, o indicador caiu 10%, no mês passado.


Além destes indicadores, os primeiros três meses do ano também fecharam com redução nos crimes de roubos e furtos em geral, roubos de veículos, abigeato e ocorrências envolvendo a rede bancária e o transporte público. Neste período, o Governo do Estado ainda confirmou o chamamento de 1,3 mil novos servidores para a área da segurança pública, entre brigadianos, policiais civis, bombeiros e policiais penais.

Fonte: Secretaria de Seguranaça Pública do Estado 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários