Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Polícia Civil faz operação contra quadrilha que desviava malte de grandes cervejarias

por Ana Lúcia Jacomini

Base da ação foi no Paraná mas, um mandado foi cumprido em Passo Fundo

Um mandado de busca de documentos foi cumprido em Passo Fundo
Foto: Divulgação/Fonte: Polícia Civil/PR

A Polícia Civil do Paraná desarticulou um grupo suspeito de desvio e adulteração de malte de cervejarias. Na operação, desencadeada nesta quarta-feira, 04/01, houve o auxílio da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, pois um dos alvos estava na cidade de Passo Fundo. Ao todo, foram expedidos 33 mandados de busca e apreensão, além do município passofundense, em Ponta Grossa, Umuarama, Maringá, Alto Paraná, Contenda e Lapa. Em Passo Fundo foi cumprido apenas um mandado de busca e apreensão de documentos na casa de um homem que é transportador e é suspeito de desviar o malte.

O grupo desviava o malte da empresa inicial e, antes de entregar para a indústria de destino, abatiam o produto, misturavam com palha e, posteriormente, revendiam o malte original. Três indivíduos foram presos ainda na fase de investigação, todos no Paraná. Em um barracão da Lapa, segundo a Polícia Civil, parte de uma carga desviada de malte de boa qualidade foi localizada.

Também foram apreendidos documentos e cheques na operação. Um homem foi preso em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, durante a operação. Ele foi apontado pela corporação como chefe da organização. O suspeito foi detido em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e munições. "Eles carregavam o malte bom, passavam em barracões e baixavam o malte bom. Esse malte bom revendiam para terceiros sem nota e ainda misturavam com outros produtos de baixa qualidade também para revender", explicou o delegado Cássio Conceição.

As investigações começaram em julho de 2021 e estimam prejuízo acima de R$ 40 milhões nos últimos dois anos a grandes indústrias de cerveja que vendem o produto no Brasil e no exterior. Conforme o delegado, inicialmente, a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF) foi acionada por grandes cervejarias e fez um levantamento inicial. Depois, foi acionada a Polícia Civil.

Fonte: Polícia Civil/PR

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais