Brigada Militar conclui a Operação Newcastle em Anta Gorda
A ação, que durou 13 duas, mobilizou 60 policiais militares
Foto: Comunicação Social 3º BABM
A Brigada Militar, através do Comando Ambiental (CABM) e do Comando Rodoviário (CRBM), integrou a rede de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul, para evitar a propagação da doença de Newcastle.
Foram 60 policiais militares envolvidos na ação, que juntamente com agentes da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), trabalharam no município de Anta Gorda.
Do dia 20 de julho à 01 de agosto, foram realizadas 136 barreiras sanitárias e a fiscalização de 1.627 carros e 1.140 caminhões, identificando 3.472 pessoas. Ainda, drones foram usados para mapear os locais e acessos do ponto do foco, auxiliando na identificação e movimentação de veículos e pessoas no local.
Sobre a doença
Conforme divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, a doença de Newcastle (DNC) é uma enfermidade viral que afeta aves domésticas e silvestres, causando sinais respiratórios, frequentemente seguidos por manifestações nervosas, diarreia e edema da cabeça nestes animais. A confirmação do foco na cidade de Anta Gorda ocorreu no dia 17 de julho.
Comentários