Últimos dias para se vacinar contra a gripe
Campanha encerra na sexta-feira, 03 de junho
A Campanha de Vacinação contra a Influenza, do ano de 2022, encerra nesta sexta-feira, 03/06, e a adesão por parte da população tem sido baixa. Em conversa com a Tua Rádio Alvorada, a coordenadora de vigilância em saúde de Marau, Lisiane Dallagnese, reforçou a importância da vacina, uma vez que o município já possui pessoas infectadas e duas pessoas hospitalizadas pelo vírus da Influenza A.
Profissionais da educação são os que mais se vacinaram até o momento, com 65,3% do público imunizado. A meta, explica Lisiane, é de no mínimo 90% de cobertura em cada grupo contemplado pela campanha, o que garantiria uma proteção eficaz da população contra a doença. O imunizante começa a agir no organismo após 15 da aplicação.
Para gestantes, puérperas, profissionais de saúde, profissionais da educação, forças de segurança, doentes crônicos e pessoas acima de 55 anos, a aplicação é feita nas ESFs de cada bairro. Já crianças de até 5 anos estão sendo vacinadas no Centro da Criança e do Idoso.
No momento da vacinação é necessário estar portando documentos de acordo com o grupo que cada pessoa se encaixa: Carteira de Gestante, Certidão de Nascimento do bebê de até 40 dias (para puérperas) e comprovante da profissão (Saúde, Educação e Forças da Segurança). A Carteira de Vacinação é obrigatória para todos os grupos.
A entrevista completa com a coordenadora de vigilancia em saúde de Marau, Lisiane Dallagnese, está disponível no áudio da matéria.
Comentários