Profissionais da saúde de Marau participam de capacitação sobre tuberculose
Em Marau, 11 casos estão sendo atendimentos pelo Sistema Único de Saúde - SUS
No dia 31 de maio é comemorado o Dia de Combate à Tuberculose. Em razão da data, aproximadamente 40 profissionais da área da saúde de Marau participam, nesta terça-feira, 30/05, na Universidade de Passo Fundo – UPF, de uma capacitação sobre a doença.
Conforme explica a enfermeira Lisiane Dallagnese – coordenadora da Vigilância em Saúde do município, a tuberculose é uma preocupação em toda a rede de saúde pública. Por isso, a capacitação tem por objetivo preparar os profissionais do município, sensibilizando para o diagnóstico e preparando para o tratamento.
Em função do curso, nesta terça-feira não há atendimento médico e de enfermagem nas unidades de saúde de apoio - Estratégias Saúde da Família. A orientação é que os pacientes se direcionem até o Hospital Cristo Redentor – HCR, para atendimentos e emergências.
Em Marau, atualmente 11 pacientes estão em tratamento de tuberculose. De acordo com a enfermeira, existem casos ainda não notificados pelo Sistema Único de Saúde – SUS, por isso a importância de sensibilizar e orientar os profissionais do segmento.
Comentários