Vacina contra Covid-19 e o tempo para fazer o efeito esperado
Os cuidados devem ser mantidos até mesmo por quem já teve o esquema vacinal completo
O Brasil segue aumentando a quantidade de imunização da sua população contra a Covid-19. Mais de 18 milhões de brasileiros já receberam ao menos a primeira dose da vacina. O país tem mais de 200 milhões de habitantes. Por isso, os cuidados devem ser mantidos até mesmo por quem já teve o esquema vacinal completo (tomou as duas doses). Esse alerta quem faz é a enfermeira e membra do COE – Centro de Operações Emergenciais de Marau, Fernanda Garbin. “A vacina só funciona se a gente manter todas as medidas protetivas. A vacina só funciona 15 dias depois de ter tomado a segunda dose”.
A eficácia da Coronavac, imunizante produzido pelo Butantan que mais tem chegado aos municípios, tem apenas 50% de eficácia em casos leves e 100% em casos graves. Até por isso, Fernanda ressalta que a vacina não impede a pessoa de contrair a doença, mas sim de evoluir para um caso grave. “O objetivo de fazer a vacina é imunizar as pessoas para que não tenham que ir pro hospital, ser entubado e ter risco de óbito”, conclui Fernanda.
Outra dúvida recorrente é quanto tempo depois de tomar a vacina contra Covid-19 a pessoa pode tomar a da gripe. Segundo informações colhidas pela nossa reportagem, após ter completado o esquema vacinal contra Covid-19, a indicação é para que a pessoa espere duas semanas para se imunizar contra gripe. A vacina da gripe comum já está disponível na rede particular. Na rede pública, a campanha se inicia na segunda semana de abril.
Em Marau, para ser vacinado contra a Covid-19, as pessoas devem realizar cadastro na plataforma siscovid, utilizada para auxiliar na organização da secretaria municipal da Saúde. O endereço para realizar o procedimento é http://pmmarau.com.br/siscovid/
Comentários