Como o contato com os adultos interfere na formação de um recém nascido
Baixar ÁudioEste conteúdo esta disponível, também, no áudio da matéria
Você já parou para pensar em como os primeiros meses de vida de um bebe podem interferir na formação de um corpo físico e mental saudável? A psicóloga Aline Colussi, trouxe essa reflexão para o quadro Saúde e Bem Estar, no programa Temática desta terça-feira, 29/11.
Segundo a psicóloga, o primeiro ano de “convivências” é fundamental para a formação humana e social do bebê. As pequenas ações, como toque, olhar e conversas deixam marcas no psíquico do recém nascido e refletem positiva ou negativamente na vida adulta.
Interagir é a chave para incentivar positivamente o seu bebe. Talvez o recém nascido não entenda o que a mãe está dizendo em palavras, porém, o som da voz, o olhar nos olhos e o sorrir irão comunicar a segurança, a tranquilidade e o carinho que são fundamentais nesta fase da vida.
A psicóloga também orienta sobre a busca de informação dos papais, mamães ou responsáveis pela criança. Um pediatra sempre é a melhor fonte! O alerta que Aline faz é sobre a imensidão de informação que é encontrada na internet, mas que pode ser mal interpretada ou confundida por um leigo. Além disso, cada criança é individual e deve ter a sua forma de expressão respeitada. Nesta fase da vida o importante é estar atento aos sinais e buscar pelo conhecimento de um profissional da saúde.
Comentários