Vacinação emergencial contra a raiva ocorre em determinadas áreas de Marau
Cães e gatos de parte da cidade serão vacinados apósa morte de felino contaminado com a doença
Um trabalho emergencial de vacinação contra a raiva está em andamento no município de Marau. A ação ocorre após confirmação de resultado de exame realizado em gato que apresentava sintomas da doença antes de morrer. A secretaria estadual de saúde
Ao acolher o animal que aparentemente teria sido atropelado, três pessoas foram mordidas. Outras quatro entraram em contato com o animal. Imediatamente, tomas as medidas protocolares foram tomadas pela Secretaria de Saúde de Marau. A partir dessa sexta-feira, 28/04, equipe de veterinários das secretarias estadual e municipal de Saúde realizam bloqueio vacinal em área central e no Bairro Bosque, onde houve circulação do animal doente. Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância em Saúde de Marau, Lisiane Dalagnese, a aplicação da vacina será feita em cães e gatos, sem comprovação de vacina contra a raiva. Com relação aos humanos, todos os procedimentos já foram concluídos – ouça no player de áudio.
De acordo com a enfermeira, não há motivos para pânico, mas o fato serve de alerta para que a população se conscientize sobre a necessidade de manter em dia o esquema vacinal dos animais domésticos. O mapeamento dos locais em que haverá o bloqueio vacinal foi realizado pela Secretaria Estadual de Saúde. No Rio Grande do Sul, desde 1981 não há registros de casos de raiva em humanos. No Brasil, porém, em 2016, foi registrado um caso, na Bahia. No município de Marau é a primeira constatação da doença em animais.
Comentários