Uso excessivo do descongestionante nasal pode causar dependência
Baixar ÁudioMedicamento também traz consequências físicas ao paciente
Os descongestionantes nasais são medicamentos facilmente encontrados nas farmácias e que não precisam de receita médica para compra. Toda essa facilidade, faz alguns pacientes acreditarem que o medicamento é inofensivo e pode ser usado por um longo período de tempo. Porém, como explica o otorrinolaringologista, Erik Xavier, esse não é um comportamento seguro, já que o descongestionante pode causar dependência e também consequências físicas ao paciente.
De acordo com o otorrino, o descongestionante nasal tem a função de contrair os vasos sanguíneos, facilitando a passagem de ar. O efeito dura cerca de seis horas, após esse período o paciente volta a sentir o desconforto e reaplica a medicação. Esse comportamento somado ao rápido alívio do sintoma é o que gera a dependência.
A dependência pode ser revertida com a diminuição gradativa do uso, mas essa não é a única consequência. O uso excessivo do descongestionante, explica Xavier, pode levar ao aumento da pressão arterial e a arritmia cardíaca, isso porque a ação de contração dos vasos não ocorre só no nariz, mas sim, no corpo todo. Segundo Erik, não é comum que um otorrino recomende o uso de descongestionantes nasais, ele explica que existem formas mais eficientes de tratar inflamações, sem gerar esses prejuízos.
Comentários