Primeiro Encontro em Saúde do Trabalhador acontece em Marau neste sábado
Evento é promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos
No sábado, dia 28/07, acontece em Marau, a primeira edição do Encontro em Saúde do Trabalhador. A iniciativa integra o planejamento do Sindicato dos Metalúrgicos – Subsede Chico Mendes. Diretora administrativa da entidade, Elisandra Antunes, explica que o encontro representa o compromisso do Sindicato com a qualidade de vida e prevenção de doenças e acidentes laborais entre os trabalhadores.
De acordo com o censo realizado pelo Sesi em Marau, entre as 945 pessoas identificadas, 621 possuem algum tipo deficiência adquirida e, destas, 187 são vítimas de acidentes de trabalho. Entre eles, inclui-se o marauense, Juvenal Poletto Lopes que, em 1989 perdeu os dois braços e no encontro do próximo sábado estará compartilhando sua história com os demais participantes do evento. “Não há dúvidas de que a preocupação com a saúde do trabalhador vem crescendo nas empresas e sindicatos. Mas o número de acidentes continua alarmante. E também, em grande parte das vezes, direta ou indiretamente, se culpa a vítima. Precisamos pensar sobre isso”, destaca Juvenal. Ouça a íntegra da entrevista no player de áudio.
Além do testemunho de Juvenal, profissional da Cesurg abordará o tema central das atividades do dia. Outros assuntos também serão explanados na data, entre eles, apontamentos sobre doenças psicossociais, assédio moral nas empresas, suicídio e Estatuto do Trabalhador.
O evento terá início às 13h30, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Marau. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3342 7913.
Comentários