Marau conta com mais um profissional na área médica
Dr. Mauricio Goelzer, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, atende junto ao Centro Clínico Providência
A especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço foi normatizada em 1957 pelo Dr. Hayes Martin no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de Nova York editando o primeiro livro da área: TUMORS OF THE HEAD AND NECK e logo criando a Society of Head and Neck Surgeons, a primeira sociedade médica da especialidade.
No Brasil nomes como Jorge Marsillac, Ataliba Belizzi e Victor Araújo Lima, no Rio de Janeiro, e Jorge Fairbanks Barbosa, Anísio da Costa Toledo e Josias de Andrade Sobrinho, em São Paulo, impulsionaram a normatização da especialidade e junto com outros especialistas mais jovens criaram a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
No Rio de Janeiro, primeiro Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço foi o do Instituto Nacional de Câncer, sendo seguido pelo Hospital de Ipanema e do IASERJ.
Em São Paulo, os primeiros serviços criados foram da Fundação Antônio Prudente e do Hospital de Clínicas da USP, sendo seguidos pelo Hospital Heliópolis. No estado de São Paulo, atualmente existem vários serviços de cirurgia de cabeça e pescoço.
A cirurgia de cabeça e pescoço é uma especialidade cirúrgica que trata principalmente dos tumores benignos e malignos da região da face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireoide, glândulas salivares, dos tecidos moles do pescoço, da paratireoide e tumores do couro cabeludo.
A área de trabalho do cirurgião de cabeça e pescoço não abrange os tumores ou doenças do cérebro e outras áreas do sistema nervoso central nem as da coluna cervical.
Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço
Para ouvir a entrevista com o Dr. Maurício Goelzer, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço basta clicar no ícone abaixo
Comentários