Caso suspeito de Coronavírus é investigado em Passo Fundo
Baixar ÁudioNo áudio, saiba como o Estado se prepara caso hajam confirmações da dença
Foto: Reprodução/EBC
Foi confirmado na manhã desta quinta-feira, 27/02, o primeiro caso suspeito de coronavírus no município de Passo Fundo. A titular da Secretaria de Saúde do município, Carla Beatrice Gonçalves, confirmou o fato para a imprensa. Trata-se de uma mulher que recentemente retornou da Europa, junto com o marido. Ela apresentou sintomas semelhantes ao Covid-19 e está sendo monitorada.
O casal teria retornado para Passo fundo na última segunda-feira, 24/02. O material para análise foi coletado e enviado a Porto Alegre. A vigilância epidemiológica do município está fazendo o acompanhamento do caso. A secretária explicou que trata-se de uma suspeita mas que o município já se mobiliza com ações de orientação em pontos estratégicos como aeroporto, rodoviária, hotéis, escolas e hospitais, etc.
*Com informações da Rádio Planalto News
NOTA DO HSVP
Conforme protocolo da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, o Hospital São Vicente de Paulo notificou um caso suspeito do novo Coronavírus, de um paciente, com 49 anos, que procurou o Pronto Atendimento (PA) do hospital, Unidade Uruguai, no dia 25 de fevereiro, as 21h, com sintomas gripais, após retorno de viagem à Europa.
O paciente encontra-se em bom estado clínico, sem necessidade de internação, cumprindo orientações de isolamento no domicílio e sendo monitorado por equipe médica. A instituição aguarda resultado da amostra que foi encaminhada, conforme determina o Protocolo, para o Laboratório de Apoio do Estado do Rio Grande do Sul.
ESTADO
O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de novo coronavírus no Brasil. O homem de 61 anos deu entrada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com histórico de viagem para a Itália, região da Lombardia. Esse é o primeiro caso da doença no país e em toda a América Latina. No Rio Grande do Sul não há nenhum caso suspeito, mas a Secretaria da Saúde segue em alerta para qualquer mudança no quadro. A responsável pelo Núcleo de Doenças Respiratórias do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Letícia Martins explica o como o Estado se prepara para enfrentar a doença, caso seja confirmado o vírus em território gaúcho.
Se preferir, ouça no player de áudio.
Comentários