Agosto Dourado: a alimentação da mãe durante o período de amamentação
Confira as orientações da nutricionista Ana Daniela Carnieletto
Reta final de agosto, mas ainda dá tempo de falar sobre um assunto de grande importância para o desenvolvimento das crianças: a amamentação. A Campanha Agosto Dourado foi pensada como uma forma de incentivar e conscientizar sobre a alimentação dos recém nascidos, que começa com a alimentação da mãe.
Em conversa com a Tua Rádio Alvorada, a nutricionista Ana Daniela Carnieletto, explicou que até os seis meses de vida a alimentação deve ser feita exclusivamente com a amamentação, para que só após essa idade sejam adicionados outros alimentos.
Os benefícios são muitos. A amamentação evita quadros de diarreia, mantém a saúde mandibular e da cavidade oral e ajuda a fortalecer o vínculo da criança com a mãe. No geral, ela fortalece a saúde da criança como um todo.
Todos os nutrientes que a criança recebe nos primeiros meses de vida vem da mãe e do que ela consome, ou seja, a alimentação da mãe deve ser bem equilibrada e saudável. Outro ponto ressaltado pela nutricionista é sobre o intestino da criança, que pode estar diretamente ligado ao da mãe, por isso, alimentos que fazem bem para essa parte do corpo são sempre bem vindos.
A água é o que não pode faltar, seguido de alimentos ricos em fibras, hortaliças e frutas. Para evitar, além do álcool, estão algumas bebidas com maior concentração de cafeína como, refrigerantes, chá preto e chá mate e o próprio café. Essas bebidas, quando consumidas em excesso, podem causar cólicas e desconfortos para a criança.
A nutricionista ainda destaca que algumas mães não conseguem amamentar, por motivos variados. Nesse caso, deve-se seguir a orientação médica que vai garantir a saúde da mãe e da criança.
Comentários