Hérnias: técnicas e cuidados adequados facilitam o tratamento
Doença comum exige cuidados e avaliação médica
Foto: Reprodução/MedPic.org
Muitas pessoas falam em hérnias, mas poucos sabem como elas se desenvolvem, em que “tipo” se encaixam e que sintomas apresentam. Doença comum, principalmente em homens, a hérnia foi o assunto tratado no saúde e bem-estar desta segunda-feira, 24/07.
Em entrevista a Tua Rádio Alvorada, o Doutor Álvaro Gonçalves, falou da doença que é muito comum e que se desenvolve principalmente em pessoas que realizam trabalhos que exigem um esforço físico maior. “A nossa região por ser mais agrícola e por possuir diversos serviços no setor de construção, acaba exigindo dos trabalhadores maior esforço, e é esse esforço que condiciona o rompimento das paredes e causa os caroços, ou seja, o desenvolvimento das hérnias”, explica. Ainda, segundo Álvaro, o paciente pode ter nascido com a hérnia, que se desenvolve ao longo dos anos.
Segundo Álvaro, podemos desenvolver diversos tipos de hérnias, mas as que mais são diagnosticadas no HCR é a hérnia umbilical (mais na região central do corpo) e a hérnia inguinal (virilha).
A constatação da doença é feita por toque ou através da queixa de fortes dores, ou ainda, através do ultrassom. A retirada das hérnias é realizada através de cirurgia aberta ou por vídeo. “Antigamente corria-se mais riscos ao realizar as cirurgias. Hoje com o aumento da tecnologia e com novos equipamentos, as possibilidades aumentaram e o riscos são quase inexistentes”, tranquiliza Álvaro.
Mas o doutor alerta. “As pessoas não tem a ideia de que a hérnia pode encarcerar, ou seja, piorar e por isso não procuram auxilio médico. O problema é que essa situação pode gerar uma cirurgia de urgência e os riscos é claro aumentam”, finaliza.
Ouça a entrevista completa no player de áudio.
Comentários