Marau já soma mais de 65 casos de dengue neste ano
No momento, 16 pessoas estão com os sintomas e com o vírus confirmado
Foto: Reprodução/Canva
O Rio Grande do Sul tem 24 das suas 30 regiões em alerta vermelho – nível máximo de risco para casos de dengue. A Região Norte está nesta lista, emitida pela Secretaria Estadual da Saúde. O sistema de alertas se refere às avaliações das últimas quatro semanas, considerando o número de casos de dengue e de infestação pelo mosquito Aedes aegypti.
O cálculo é feito pela média dos registros nos municípios que compõem cada uma dessas regiões. Em contato com o setor de Vigilância em Saúde de Marau, confirmamos a informação de que o ano de 2024 está batendo recorde. Até o momento, são 65 casos de dengue confirmados sendo que destes, 16 pessoas estão apresentando os sintomas nesta semana, de 22 a 26 de abril. Outros 21 casos estão em análise neste mesmo período.
Conforme Lisiane Dallagnese, coordenadora do setor, é fundamental que as pessoas revisem seus domicílios e eliminem qualquer depósito de água, que é onde a fêmea deposita seus ovos. Além disso, é indicado o uso de repelente, inclusive por cima da roupa, pois as fêmeas picam mesmo sobre as peças. Em caso de apresentar qualquer sintoma (dor abdominal intensa, vômitos persistentes podendo ser de sangue, respiração ofegante, sangramento de mucosas, fadiga, desidratação e sensação de boca seca e pele pálida) é preciso procurar o atendimento médico.
Comentários