Tratamentos alternativos auxiliam no tratamento de câncer? Oncologista fala sobre o assunto
Saiba mais sobre o assunto clicando no player de áudio
Foto: Reprodução/ Internet
Muitas pessoas com câncer estão buscando hoje tratamentos alternativos para amenizar a patologia deixando de lado o tratamento convencional. Mas de acordo com o Diretor do Instituto de Câncer do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, Doutor Luiz Alberto Schlitler, essa não é a melhor maneira de lidar com a doença.
“O tratamento de câncer é um assunto bastante delicado, porque o câncer é uma doença cada vez mais frequente no nosso meio. Mas os tratamentos de câncer tem melhorado muito comparado com o que a gente tinha antigamente. Temos tratamentos mais eficazes e menos agressivos. O que acontece é que em algumas doenças como o câncer de pâncreas, por exemplo, não é nada fácil o tratamento por ser muito agressivo, e por isso, há a busca de tratamentos alternativos”, explica o Oncologista.
Eis que surge a discussão sobre os malefícios e benefícios desse método não alternativo de tratamento. Conforme Luiz, quando o paciente está com câncer o emocional pesa muito e a busca por diversas alternativas que possam combater a doença é algo comum. Por isso, o ideal é não abandonar o tratamento convencional e se sentir a vontade da busca por tratamentos alternativos, que a mesma seja feita.
“Acho que o ideal é conversar bem com o oncologista que está acompanhando o tratamento sobre o assunto, e mesmo estando realizando o tratamento não convencional, que se mantenha o tradicional de quimioterapia, rádio ou cirurgia, enfim, fazer o tratamento que hoje a medicina considera o ideal, e em paralelo buscar esses meios para complementar o tratamento, não há problema”, finaliza o Diretor do Instituto de Câncer.
Comentários