Samu de Marau tem aumento no número de atendimentos
O serviço é gratuíto e funciona 24 horas por dia
Foto: Willian Lopes/Tua Rádio Alvorada
Desde 2003 Marau conta com uma unidade do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Trata-se de uma atenção à saúde em situações de emergência, com regulação médica. O sistema de atendimento foi criado na França, ainda nos anos 80. Recentemente, os integrantes da unidade local participaram de uma capacitação em atendimento pré-hospitalar e suporte básico de vida. O curso é realizado de dois em dois anos com o objetivo de reciclar técnicas e protocolos.
O enfermeiro Alessandro Finn, responsável técnico pelo Samu de Marau, e o técnico em enfermagem, Gregori Baege, estiveram na programação da emissora para dar detalhes do treinamento que reuniu socorristas de outras instituições e também de outros municípios. Na ocasião, eles falaram sobre o sistema de atendimento da unidade - que vem crescendo a partir do entendimento da população sobre os serviços prestados e, também, da estrutura. Ao todo, são 10 profissionais que atuam no Samu de Marau.
Os chamados são feitos através do fone 192 com atendimento em uma central localizada em Porto Alegre, de onde todo o procedimento é acompanhado por médicos. A equipe deixa a base já preparada para o atendimento. Conforme os profissionais, esse atendimento do 192 melhorou bastante nos últimos anos, mas ainda é um dos entraves. Há movimentos para descentralizar a central para cidades pólo e há precedentes para isso. Bento Gonçalves, por exemplo, possui uma central de atendimento desvinculada de Porto Alegre.
Comentários